sábado, 28 de junho de 2008

Acabaram-se as festas...

(cliquem "play" para fundo musical)

... é o fim do meu reinado como anfitrião. E foi fixolas! Agora é só curtir as festas dos outros organizadores! E já ouvi dizer que vai haver uma festa "Punk-Rock" no meu último cruzeiro, dois dias antes de ir-me embora! Organizada pelas minhas amigas dançarinas, vai ser uma despedida em grande!

The fantastic entertainers - Souldrive

A festa com os amigalhaços da banda foi um sucesso! Foi uma despedida do melhor para eles. Terminaram este contrato mas regressam ao Holiday em Julho, quatro dias depois de ir-me embora. Foi fixe enquanto durou. Deixo-vos uns vídeos da festa, para partilhar a animação da noite.

Não tenho muita coisa para escrever, por isso vou talvez divagar acerca de "nomes". Pois é... quando se trabalha num navio com dezenas de representantes de diferentes nacionalidades, deparamo-nos com nomes inimagináveis. Desde que cheguei que penso escrever sobre isso, mas acabei sempre por não mencionar nada acerca do assunto. Posso dizer-vos que todos os dias me lembro de algum amigo porque encontro por cá um nome igual. Os indianos de Goa têm nomes portugueses, letra a letra! E muitos deles nem sequer sabem pronunciá-los... por incrível que pareça. Os mais velhos ainda falam português, mas a malta nova já não, apesar de terem nomes tão portugueses como "Coelho" ou "Sarmento". Este gajo de apelido "Coelho" foi à enfermaria um dia e quando lhe perguntei o apelido para ir buscar o processo dele, não percebi o que disse. Pedi para soletrar e fiquei a pensar "fónix, este gajo chama-se Coelho"! Ele não sabia que era um nome português, não sabia como pronunciá-lo como nós (os estrangeiros não conseguem pronunciar os "lh") ou tão pouco sabia o que queria dizer. Quando lhe disse ficou todo contente! Mister "Rabbit"!

O grande Kenny Tommasello

Os gajos da Bali, Indonésia, têm uma nomenclatura engraçada também. Não sei explicar porque me esqueço sempre, mas quase todos se chamam "I Made", "I Wayan", "I Ketut" e "I Gusti". Cada homem que nasce leva o nome, dependendo se são o primeiro, o segundo, o terceiro ou o quarto filhos. É giro! E há montes deles que têm como primeiro "nome" FNU. Pensei que era mesmo um nome, mas afinal é uma sigla que significa "first name unknown". Ou seja, os gajos só têm um nome e é o apelido. Mas informaticamente, em termos de embaixadas e passaportes, é necessário meter qualquer informação no primeiro nome, pelo que se usa essa sigla.

Até a Heather andou de câmara na mão a capturar momentos em filme!

Agora há um mês ou coisa assim recebemos na enfermaria o processo dum gajo chamado "Suparmen". Escreve-se de maneira diferente, mas pronuncia-se "Superman"... como o super herói. Achei bué piada à coincidência... a pronunciação dum nome numa língua oriental era igual ao nome dum super herói dos meus anos de infância. Mas eis que ao conversar com o rapaz ele me disse que o irmão se chama "Suparboi"! NÃO É COINCIDÊNCIA!!! O paizinho deles era uma fanático da BD e apelidou os filhos com os nomes dos super heróis do Universo DC! Espectacular! Há coisas do caraças!

O Fred a partir tudo e a desejar ter uma bateria à altura do seu talento... tadinho, com uma bateria de brincar!

Já vi por cá processos de gajos com nomes engraçadíssimos como Flaxh (o super herói super rápido que veste vermelho com um relâmpago no peito), Syler (o vilão da fabulástica série televisiva Heroes) e até um Nolito, como o meu grande amigalhaço das jogatanas online - o grande Noll Scoffen!

O fabuloso Legend e o pequerrucho Holiday escondido lá por trás

Pela segunda vez em cinco meses de contrato consegui estar livre em Progreso. Não sei que raio de rotação tenho no meu horário que estive pouquíssimas vezes de folga em Progreso. E, nas que estive, as correntes, o vento ou alguma inesperada maluquice fez com que não pudessemos atracar. Aconteceu de tudo: termos de voltar atrás para os EUA para desembarcar um doente, eu ser transferido e estar fora do navio quando era suposto estar de folga em Progreso, avarias e problemas técnicos... e só tinha saído do Holiday uma vez. E foi quando fiz o passeio de kayak com o Dennis, Chavonda e Thalia.

Perdido no México profundo. Em busca de um super mercado deparei-me com uma loja de penhores! Aceitam QUASE de tudo, como o cartaz indica.

Pois, desta vez fui dar uma passeata com o Kenny, o guitarrista da banda, e fomos almoçar a um restaurante cubano que, já sabia de antemão, tinha internet grátis. Pelo caminho o Kenny comprou maravilhosos filmes piratas filmados no cinema: Hulk, Zohan, Indiana Jones, Sexo e a Cidade e outros assim recentes. O gajo que os vendia até tinha um leitor portátil para comprovarmos que os filmes estavam em inglês. Engraçado mesmo foi quando o mexicano da candonga meteu o Hulk e disse "ah e tal, este está em francês" e eu disse "dass, isto é português, pá"! O filme tava dobrado em português... do Brasil! Parecia uma novela da Globo! E sempre que o mexicano falava do filme ou tentava mudar a língua dizia sempre algo diferente. Desde francês a alemão, nunca disse que era português, apesar de eu dizer "eso es brasileño"!

Heather a enfeitar a porta do Dave

No restaurante encontrámos a Parish, o Dave e a Heather. Era o aniversário dele! Estavam todos frustrados porque estavam há quase duas horas a tentar ligar-se à internet. No portátil dele aquilo só ligava de vez em quando. No Mac dela nem sequer ligava. Tentei com o meu e nada. A Parish tinha ligação perfeita... tive logo de armar-me em perito dos computadores e gadgets. Fui ao PC da Parish, vi as definições de rede dela e percebi que os nossos computadores estavam com configurações automáticas e não estavam a acertar com as "afinações". Os meus dotes de anos a jogar online e a configurar redes caseiras levaram-me a configurar manualmente os três portáteis e a meter-nos todos com internet! Foi super engraçado, porque estava lá um pseudo-técnico de informática de volta do computador da Heather há sei lá quanto tempo e não conseguiu encontrar a solução. Teve de ser o "tuga" a armar-se em espertalhão e a "infiltrar-se" na rede do restaurante para meter aquilo a funcionar. O Dave dizia que eu era um hacker antes de vir para cá. Faz sentido, já que ao fim de cinco meses a bordo dá para perceber que a maioria das pessoas veio para cá para fugir de algo. Estaria apenas a fugir das autoridades por ser um perigoso hacker. ; )

Festa de Aniversário - Dave e eu no bar da tripulação - a câmara da Nicole tem uns três flashes antes de tirar a foto e fico sempre com os olhos fechados... pareço um ganzado!

O Dave é namorado da Heather. São ambos cantores, americanos, conheceram-se num espectáculo qualquer e estão juntos há um ano. Vieram juntos para o navio, como casal, e são o duo de cantores dos "production shows" do Holiday. Ele ia participar este Verão numa espécie de Operação Triunfo daqui dos "amaricanos" mas o contrato dele termina dois dias depois das audições. Assim sendo fica de fora... e é uma pena, porque o rapazinho tem uma voz muito fixe. Na festa com os Souldrive foi ao palco cantar duas musiquinhas com eles. Foi um dos momentos altos da noite! Deixo-vos aqui um vídeo da primeira música que cantou.

Entretanto tivemos a noite de Karaoke e, apesar de uns probleminhas técnicos ao início, a malta curtiu bastante. O cartaz que fiz ficou à maneira... apesar de ser um super plágio! Peguei na capa do Singstar da Playstation e improvisei um poster para anunciar a festarola. Não digam a ninguém! Ainda vou preso por violação de direitos de autor!

CREW KARAOKE - O POSTER

E por hoje não tenho mais nada para partilhar convosco. Deixo-vos duas coisinhas que gostava de conseguir levar a vocês em cada novo post: o momento humorístico e uma música que eu ande a ouvir no meu dia-a-dia.

Para o momento humorístico quero deixar-vos a história nunca antes contada do Cristiano Reinaldo, o segundo melhor jogador do mundo.

A canção de hoje é uma homenagem ao meu tio Filipe. É o meu estilo... e não me canso de ouvir este álbum, o último do Império dos Sentados - Sobreviver. Injustamente reconhecidos somente pelas baladas de treta, deixo-vos uma amostra do melhor que fizeram até desvanecerem no passado musical português.

- Império dos Sentados - Outro Fim II -

E para me despedir, deixo uma notinha relativa à primeira canção (logo no início do post). Chama-se Unwell e é originalmente interpretada pelos Matchbox 20. Para os mais distraídos, a versão que ouviram aqui foi cantada por mim. ; )

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mais festa, snorkel com raias e animação!

Antes de mais, apresento o meu novo modelo de "posta" no blog. Vou tentar meter aqui uma musiquinha no início de cada post, algo que eu ande a ouvir e que me anime enquanto estou longe de casa.

Hoje começo com "Hearts Burst Into Fire" duma banda que descobri por acaso quando entrei numa loja de música e estava a tocar no fundo. Adorei e comprei! Chamam-se "Bullet For My Valentine" e têm um som que me agrada MUITO! Para vós deixo uma musica "calminha" para não ser muito agressivo. Lá para o meio há mais uma, também não muito agressiva e, no final, deixo mais uma, menos calminha e dedicada a um amigo que me tem feito companhia diariamente, mesmo apesar da distância.

Nadar com raias! É a loucura!!! E adoro a minha câmara!

Este post tem muitas coisas para contar e pouco tempo para elaborar. Houve uma festa, a segunda do meu reinado como organizador de eventos no Holiday. Festa "Strike A Pose". Não tenho muitas fotos de qualidade... lamento. O amigo do laboratório de fotografia que me arranjava os ficheiros das fotos profissionais reformou-se da Carnival hoje e não consegui acesso aos ficheiros. Mas vou lá bater o couro ao "manager" a ver se consigo tê-las, já que até as tenho impressas e acho que tenho o direito aos meus ficheirozinhos!

Rendido à beleza da Sérvia. As mulheres da antiga Jugoslávia são as mais lindas e sexy que já conheci! Mãe, aqui a Sandra era a perfeita nora para te levar de presente!

Foi uma noite em grande, com muita loucura e tive um ataque de vampirismo. Duas vítimas foram apanhadas em flagrante e o resultado final não podia ser melhor! Parish e Sandra ficaram lindas de morrer! : ) Dignas duma "Entrevista Com O Vampiro"... ou "Uma Noite Na Cama Com O Vampiro"... dependendo do tipo de "cinema" que preferirem!

Parish vitimizada pelo terrível híbrido Bacalhau-Vampiro!

O tema da festa era "Strike a Pose"... faz uma pose. A idéia veio da revista electrónica da Carnival - Sea View - para criar um ambiente propício a tirar muitas fotos para o concurso de fotografia que estão a promover.

Eu, Piano Matt e Guitar Matt... granda pinta!

Foi uma noite carregada de animação. A malta curtiu bué e adorei ter sido um dos responsáveis que impulsionou o evento. Mas a grande festa está para acontecer daqui a três dias.... a GRANDE FESTA com música ao vivo! Com os LORDES do Rock - SOULDRIVE! Vou filmar a versão deles de "Bad To The Bone" e publicar aqui no próximo post quando estiver de novo em terra depois da festa.

Os meus dotes de designer de improviso dos tempos das Festas de Enfermagem continuam no sítio! A obra de arte da noite passada já está aprovada e na gráfica!

Claro que antes do resultado final ainda me fartei de rir com o Eddie enquanto brincavamos com as possibilidades das cores... do tipo "Amarelo se tens namorado mas não está no navio" ou "Verde se estás livre (esta noite)" e por aí fora. A Sarah estava indecisa sobre a cor e dizia que ia ser vermelho, a Jenny dizia-lhe "não senhora, tu és sem dúvida VERDE". Eu sugeri que ela vestisse um top verde e umas calças e cuecas amarelas... como quem diz "mamas pode ser... e, se fores bom, tens o amarelo como certo"! Já disse à malta que vou levar "vestido" um preservativo verde! Era a loucura se conseguisse arranjar um e o usasse tipo laço ao pescoço ou coisa parecida. Mas não faço idéia onde encontrar um até lá. Era a piada perfeita!

- Mais fundo musical --> Bullet For My Valentine - Forever And Always


Estes peixinhos pareciam PIRANHAS a roubar-me o peixe da mão. Os guias davam-nos peixinhos mortos para alimentarmos as raias e estes abutres desfaziam aquela cena em segundos mal metiamos a mao debaixo de água! Incrível!

Uma das actividades da semana que passou, para além da já mencionada festa, foi uma excursão em Cozumel. Fomos mergulhar com RAIAS!!! Dezenas delas! Milhares de peixes! Foi a loucura! Acho que curti mais do que com os golfinhos, apesar de serem experiências em níveis diferentes. ---Michel, ias adorar mergulhar ali!---

Lá no fundinho, a brincar com uma das raias

A alimentar uma nova amiga Mais uma festinha! E vejam a quantidade de peixes sempre de volta da malta!

Foi mesmo FANTÁSTICO!!!! Segundo disseram tinhamos trinta e uma raias à nossa volta. Deixo uma foto delas a "conferenciar" com o nosso guia.

Eram só algumas...

O maior cardume que alguma vez vi!

Foi um dia para recordar, sem dúvida.

- APARTE - aqui nos "States" anda tudo maluco com o Tiger Woods. A malta anda a delirar com a final do torneio! E realmente, este senhor Woods teve um azar do caneco na final, mas no último buraco foi, mais uma vez, o génio do golfe que todos conhecemos e consegui empatar e ganhar um "prolongamento"... não consigo deixar de lembrar-me das divertidíssimas noites de Links no XBOX Live há uns anos atrás... Noll, Código e restantes golfistas, tenho tantas saudades de jogar convosco... -

Espero que gostem desta mega-actualização do blog. O novo modelo inclui fundo musical, fotos, vídeos e um momento humorístico ao cargo do genial Nuno Markl. Deixo-vos com mais um Laboratolarilolela, desta vez com "O Filho do Recluso", uma obra de arte da música popular alternativa!

- Laboratolarilolela - O Filho do Recluso -

Na festa Strike a Pose havia a "Holiday Hall Of Fame" onde deixavamos a nossa marca imprimindo a mão numa tela gigante. Na minha senda de estupidez e busca incessante de originalidade deixei a minha marca... pedonal! A minha pata imortalizada numa tela! E com isto me despeço até à minha próxima posta! Esta é a minha assinatura no fim do post...

A minha patona, imortalizada na Holiday Wall Of Fame!

========================================================

Já agora, Templas, deixo-te aqui uma musiquinha que tem um pouco de cada uma das bandas que apreciamos. O solo é definitivamente uma ode aos Metallica de outros tempos... quase me cheira a Ride The Lightning. Para ti, por seres um amigo dos melhores, por me acompanhares quase diariamente no meu exílio, ofereço-te "Waking The Demon"... e este é o meu agradecimento público por seres um dos meus melhores amigos, mesmo apesar da distância que nos separa! Irmandade FOREVER!

- Bullet For My Valentine - Waking The Demon -

P.S.: Fagulha, ADOREI receber a tua mensagem hoje... obrigado por não teres desaparecido! Também tenho saudades de rir contigo até me doer a cara e a barriga! "Se no Mix Max queres entrar..."

Refém!

sábado, 7 de junho de 2008

O Euro está aí!!!

As fotos debaixo de água são tão fixes!

Ena pá!!! Agora sinto-me um verdadeiro emigrante, com o grelo aos saltos porque a minha nação vai aparecer na TV no estrangeiro! É hoje o pontapé de saída do Euro 2008, e Portugal joga daqui au mas horas com os turcos... esses gajos que aprendi a detestar desde a minha viagem de finalistas e da minha passagem em Kusadasi.

Só é pena que me esqueci da camisola da selecção... estou agora a encomendar a camisola branca. Já mudaram foi os preços, sacanas. Aqui há dois meses a camisola original eram uns míseros 20 dólares... só tinham era tamanho XL. Agora já nem têm a original, só têm a branca e custa 70 dólares. Ao menos já há o meu número!

Nicole e Jaime, a fazer as figuras do costume!

Entretanto, estive de folga em Calica e fui, mais uma vez, passar o dia com a Nicole, Sarah, Jenny e Jaime. Aquela praia é um espectáculo! Até cheguei a dizer que apesar de ir de férias a Portugal durante o Verão, não vou certamente meter as patas dentro de água... depois de provar estas águas quentes, Costa da Caparica o tanas! Já me habituei a manter o volume testicular quando saio da água, sem sentir que alguém me aperta os "gémeos" com um quebra-nozes assim que meto um pé na água.

Jaime a ser catapultada no arOra imaginem: uma praia do melhor, águinha quentinha para dar uns mergulhos, amigas giras demais que teimam em fazer topless (mas apenas quando estão deitadas...), caminhas com sombra para curtir o solinho sem nos desgraçarmos com um escaldão de morte, um mexicano ao nosso dispor para ir buscar comida e bebida e até uma piscina para quem tem preguiça de ir ao mar. Há melhor dia de folga??

Tirámos fotos tão fixes! Câmara subaquática com função de tirar múltiplas fotos em sequência e gajas giras para fotografar. É uma combinação estrondosa! Foi demais! Deixo aqui alguns momentos para sempre imortalizados digitalmente pela minha veia de fotógrafo! O giro foi que com a brincadeira de tirar fotos em sequência rápida, tirámos cerca de 530 fotos numa hora! De regresso ao Holiday, meti as fotos no PC e fui mostrá-las. A Jaime tinha apanhado um escaldão e andava a mostrar às restantes a sua nova tonalidade "pimentão".

Espectáculo!

É estranho como na praia nem ligo às mamas das meninas. Mas de volta ao navio quando tirou o bikini para mostrar as marcas saíu-me logo o comentário "eh pá, lá tás tu a mostrar-me as mamas"! E elas riem-se porque nem uma hora atrás estavam de mamas à mostra e eu não ligava e agora já estava a dizer "pá, não se dispam assim que é estranho andarem nuas à minha volta". Realmente é estranho... mas estranhamente familiar! Imagino que seja o que sente um SPLASH!tigre domesticado. Vive no meio da coisas que come no seu habitat natural... será que o instinto fica reprimido ou será que um dia perde o controlo e se revela como sendo selvagem no mais íntimo do seu ser? Uma coisa é certa, vou sentir falta desta malta!

Fui então tomar banho enquanto me ria que nem um maluco com as fantásticas barbaridades que o Nuno Markl diz no seu programa. Sempre que estou em terra aproveito a internet nos cafés e restaurantes e lojas para actualizar a minha biblioteca do iTunes com os meus podcasts favoritos. E não há nada como o Há Vida Em Markl, Laboratolarilolela e O Livro dos Porquês. A vizinhança deve pensar que sou maluco, a ouvir música pimba, gajos a falar uma língua que ninguém entende e gargalhadas estridentes do gajo que supostamente deve ser o mais são de todos para poder cuidar deles em caso de necessidade!

Deixo aqui duas razões de tanta gargalhada: um episódio do Há Vida Em Markl e outro do Laboratolarilolela. Ouçam e verão que vale a pena! É de chorar a rir.

Esta semana também teve uma coisa interessante. A bordo, uma emergência médica como uma paragem respiratória ou algo grave que possa evoluir para uma paragem é chamada "Brightstar". Ouvir "Brightstar" nos altifalantes é muito mau sinal.

Estava eu a trabalhar sozinho na enfermaria, a preparar uma suspensão de amoxicilina para um puto quando ouvi o familiar toque do telefone 911. Pensei "baaah, mais alguém a pedir informações", já que a malta a bordo liga 911 como se fosse a telepizza. Atendi o telefone e do outro lado estava um tripulante todo nervoso. Percebi pelo sotaque que era um tripulante... e disse-me que estava uma pessoa caída, inconsciente e sem respirar numa cabine. Fiz logo o filme todo na cabeça! Um camareiro entrou num quarto para limpar e deu com um gajo morto. Peguei na mala de emergência, desfibrilhador e rádio, avisei o resto da equipa de que estava a caminho duma possível "Brightstar" e corri para o local. SURPRESA!!! Quando lá cheguei estava o médico e o oficial de segurança. PORCOS!!! Era um exercício! Quando vim para cá estranhei sermos avisados destes exercícios. Achei que assim não conseguiamos testar a nossa capacidade de resposta, já que não éramos apanhados de surpresa. A resposta que me deram foi "se não avisarmos que é um exercício, um dia que seja a sério vais nas calmas porque pensas que é mais um". Mas naquele dia foi diferente. Só o médico, o comandante e o oficial de segurança (não sei o nome português correcto, mas é o Safety Officer) sabiam do exercício. Ponto positivo? O meu tempo de resposta foi 30 segundos! Tendo em conta que tive de subir dois andares pelas escadas e atravessar meio navio, não foi mau. Foi giro pela adrenalina. E as pessoas ficaram todas contentes por saberem que a tripulação tinha exercícios e treinos constantes. Mal sabem eles que talvez 90% destes exercícios são feitos em áreas de tripulação e eles nem tomam conhecimento. Exercícios de incêndio, exercícios de controlo de danos, resgate em locais confinados e sei lá mais o quê... e a equipa médica participa em TODOS, o que é uma seca do caraças quando se lembram de fazer isto de manhãzinha a seguir a uma festarola.

Nuno Markl e o realismo no cinema

O exercício mais fixe de todos foi quando tivemos inspecção da Guarda Costeira. A malta do meu corredor acordou com os altifalantes alto e bom som a anunciar "Alpha Team, Alpha Team, Main Laundry, Deck 3, Aft", que significa "Fogo na lavandaria, piso 3 na traseira do navio". Literalmente saltei da cama para dentro dos ténis. Eu sabia da inspecção da Guarda Costeira... toda a tripulação sabia. Mas não sabíamos que cenas iam fazer. Saí da cabine com os olhos ainda meio fechados e estavam as bailarinas todas com cara de carapau morto à estalada a meter a cabeça fora dos quartos e a Jaime perguntou-me "Bruno, is it really a fire??". E eu disse "naaaaa, it's just the Coast Guard". Mas foi a loucura de simulacro!

Laboratolarilolela - Nuno Markl analisa a canção "O Corno"

A equipa de combate a incêndios toda equipada, pareciam astronautas (o equipamento deles é espectacular) e tudo montado em menos de 5 minutos. Foi fantástico! Quando cheguei à zona "segura" já as equipas todas estavam prontas. A Alpha Team saíu do "fogo" com o manequim que pesa uns 80 Kg e largou-o aos meus pés. Ordenei à Sierra Team (ou seja, os coitados que carregam com a maca) que rolassem a vítima para a colocarmos na maca e sem aviso prévio soa o alarme geral de emergência. Sete apitos curtos seguidos de um longo. É o sinal que indica que vamos evacuar o navio. Se num exercício normal com uma vítima a vítima é transportada para a enfermaria, com o alarme geral de emergência em curso, há que levar as vítimas para o bote salva-vidas número 1. E pronto... manequim de 80 Kg na maca e subir 7 pisos até aos botes. Foi tudo perfeito! Quando soa o alarme geral o primeiro passo é ir às nossas cabines para buscar os nossos coletes salva-vidas. Como estavamos a meio duma operação de resgate esse passo foi imediatamente ultrapassado.

Sem fuga possível!E tivemos de ir buscar os suplentes que estão armazenados no Lido Deck, onde estão também os botes e as jangadas salva-vidas. Foi um conjunto de diferentes exercícios que fazemos regularmente... TUDO ao mesmo tempo. Foi mesmo mesmo fixe! E correu na perfeição. Tivemos uma pontuação do caraças! A tripulação esteve de parabéns.

Tudo muito giro, mas todos esperamos que nunca tenhamos que ouvir o alarme numa situação real. Seria muito mau sinal!

portugal

Agora vou mas é largar isto e ver a nossa grande Selecção! Boa sorte, Tugas!