domingo, 12 de junho de 2011

Entregue à bicharada

The Tokens – The Lion Sleeps Tonight

Não conseguem resistir à luz

Há umas semana atrás prometi um post de deixar os pelinhos em pé com uma compilação da bicharada que por aqui tennho encontrado. Demorei, para não variar, mas agora aqui está TODA A VERDADE! Por ter muitas fotos e pouco para escrever, exponho-as lado a lado e basta clicarem para verem com maior detalhe. Para ler a legenda basta pousar o cursor sobre a foto.

Ninho de térmitas no chão Engarrafamento entre dois gafanhotos e uma barata

Bichos é o que não falta aqui no mato, e para mim já se tornou normal ver insectos do tamanho da minha mão. Continuo a fugir deles quando se atiram na minha direcção. e é habitual correr à frente deles como uma miúda assustada. No entanto, de câmara na mão, ganho outra coragem.

Depois de acasalar, a fêmea do louva-a-deus come o macho. Finalmente consegui apanhá-la em flagrante! E isto é o que sobra do coitado

Nem tudo são insectos: há cobras e lagartos com fartura também. Ainda só vi uma serpente até agora, o que é bom sinal. É que aqui as cobras matam. Dizem que nesta zona há das cobras mais letais de todo o continente africano. Metem respeito!

Andei semanas a tentar fotografar um destes lagartos. Hoje tive sorte! É quase certo que ao final da tarde, antes do sol se pôr, vou encontrar um lagarto em cima desta pedra. Está posicionada no ponto perfeito para absorverem os últimos raios de sol antes deste se esconder por trás da montanha

No outro dia ia no jipe a subir a montanha quando vi o que parecia ser um furão a atravessar a estrada. Foi tão rápido que não deu tempo para puxar da câmara. Mas agora vou ficar de olho neles!

Uma fêmea de mosquito Anopheles, o género cujas espécies são portadoras de malária Duas Anopheles vivinhas, adormecidas com clorofórmio, observadas através duma lupa. Em nome da ciência!

As borboletas aqui também são algo de extraordinário. Borboletas ou traças, são sempre estranhas, cabeludas e interessantes de fotografar.

Uma grande e gorda... como eu! Demorei a perceber o que era isto.... mas é uma borboleta

O que vejo mais são escaravelhos grandes e gordos, caídos no chão, já mortos, de barriga para o ar. Levam-me sempre a pensar que seria tão mais fácil se as pessoas fizessem o mesmo. Para nós, enfermeiredo e pessoal da saúde no geral, era muito mais simples. Víamos alguém de barriga e pernas para o ar e nem valia a pena corrermos: estava feito o diagnóstico!

Uma espécie de vespa... esta é que é lixada. As nossas em Portugal são bichinhos de enfeitar! P5200364

Vi um deles a voar uma noite. Voo muito desajeitado e precário, seguido de queda vertiginosa com estrondo. Fez um “craque” ao estilo de côco a cair no chão… ou o som de castanha assada de meio quilo a embater no solo. Já não se mexeu mais, paz à sua alma. Nesse momento percebi porque há tantos destes mortos pelo chão!

Uma carocha grande e gorda! Louva-a-Deus todo esticadinhoO detalhe das patas dianteiras está genial.

Pode parecer estranho, mas aranhas é que quase não vejo. Já ouvi dizer que no meio do mato, e principalmente a sul, para lá da fronteira com a Libéria, há aranhas tipo sapateiras. Mas aqui, pelo menos nas zonas mais limpas onde eu ando, na pas d’aragné. O espécime mais interessante que vi foi este aqui por baixo.

Uma das poucas aranhas que por aqui vi Parecem folhas de árvores. Reparem nos detalhes... é igual!

Deixo-vos com um videozinho que fiz. As fotos até são giras, mas é em movimento que se percebe melhor a dimensão dos bicharocos.

Até daqui a uma semana!

4 comentários:

avidafaz-mebem disse...

bem esta bicharada sem duvida que nao me agrada tanto...mas as fotos estao espectaculares...
beijinhos

PT Lyon disse...

Oh Nurse, mas fizeste mal a alguém pra ir praí ou quê? xD Tavas tão bem no paraíso xD

Eu aí morria, só por causa da bicharada.

Michel disse...

Quem te viu e quem te vê, até já agarras os bichos, mais uns tempos e até os tens como animais de estimação lol Grandes fotos :P
Beijos

Anónimo disse...

Muito fixe ;)