segunda-feira, 14 de julho de 2008

Faltam dez dias…

Margarita na Wet Wendy's

Está quase! Daqui a dez dias o Holiday deixa de ser a minha casa. Como já mencionei no post anterior, viajo para Atlanta e daí para Paris, onde aguardo quase doze horas pela ligação a Lisboa. E como a vida é para se aproveitar, vou mesmo fugir do aeroporto Charles de Gaulle e passear por Paris o dia inteiro até ser hora de ir para casa. É quase como pegar no carro e ir passar o dia a Óbidos, comer chocolates e beber ginjinha até cair e depois regressar a casa à tardinha… mas em vez de Óbidos é Paris. Nunca lá fui e as poucas coisas que sei dizer em francês são “não falo francês” e “sou o Bruno e sou português”.

A minha croata preferida! O meu maior stress de momento é mesmo a viagem… e a bagagem. Tenho peso e tralha a mais. Quem me mandou comprar dois mega calendários Aztecas e Maias quando fui a Chichén Itzá? Agora pago o preço de ter de acartar com dois calhaus redondos com inscrições que nem consigo ler. Posso levar duas malas, peso máximo de 23 Kg cada. Neste momento tenho uma mala já pronta, com 5 libras a mais. Tenho que converter essa porra para kilos. Nesta mala vão os dois calendários, que são pesados à brava. Vai também quase toda a minha roupa, principalmente a roupa de Inverno. Até parece estúpido olhar para a minha bagagem agora, com mega blusão de Inverno, casaco e cachecol de lã, luvas de pele com pêlo daquelas da Serra da Estrela… e um calor insuportável na rua! E vai ser igual no próximo contrato. Venho para os Estados Unidos em Setembro, muito sol e calor, e regresso a Portugal em Janeiro, quando está um gelo do catano. Já no México, Jamaica e Grand Cayman está sempre calor.

Ivana e eu

A grande solução dos problemas de bagagem passa pelos correios… USPS – United States Postal Service. Vou enviar uma caixa grandinha cheia de uniformes – de dia, formal, fatos de circulação – a minha playstation americana (que é também o meu fiel leitor de DVDs aqui), a “aparelhagem” que comprei por 37 dólares e onde ligo o meu iPod, a playstation, o portátil e tudo o que quero para ouvir com um som melhorzinho. E para Portugal sou capaz de enviar uma outra caixa com roupas e caixas de DVDs. Isto depende da segunda mala que vou comprar e do volume da bagagem. O peso extra da mala que já tenho pronta vai passar para a nova que vou comprar amanhã. Levo também a mochila com o portátil, Playstation Portable e tudo o que é electrónica. A acompanhar vai a minha nova menina, a Ibanez RG2550Z. Uma ESPECTACULAR guitarra eléctrica igualzinha à do meu amigo Mário (Templas para os amigos mais íntimos) que aqui custou menos 40% do que em Portugal. É com ela que vou passear pelas ruas de Paris e, quem sabe até, visitar o Louvre e a Torre Eiffel. E é ela que vai acompanhar-me em todos os meus contratos com a Carnival. Durmo com ela, faço o amor com ela e até vamos juntos ver os espectáculos de dança! É a minha menina!

A minha nova menina!

Para o próximo contrato já sei a lição: levo uma mala quase vazia. Tenho certeza que a encho ao longo dos meses. Ele é t-shirts, livros, DVDs e «recuerdos» dos portos por onde passo. É só arrecadar! Em termos de itinerário o Conquest é tão secante como o Holiday, com cruzeiros de sete dias a passar SEMPRE pelos mesmos três portos: Cozumel, Grand Cayman e Ocho Rios (Jamaica). Mas ao menos posso continuar a visitar o Chad na Wet Wendy’s e a beber umas piña coladas na piscina do No Name Bar. E se o Conquest ficar até mais tarde em Cozumel, posso ir ao cinema todas as semanas. A grande diferença entre ambos os navios é… 63948 toneladas. Coisa pouca… o Holiday pesa 46052 toneladas e o Conquest são 110000 toneladas. Ou visto doutra forma, a diferença são 1732 pessoas, já que entre passageiros e tripulação o Conquest alberga 4124. Dá para imaginar quatro mil pessoas a bordo dum navio? Já ouvi dizer que um gajo demora quase um quarto de hora a atravessar o navio duma ponta à outra. A classe Conquest era, até agora ao lançamento do Splendor, a maior da frota da Carnival. O Splendor roubou-lhe a coroa este mês. E em Setembro do ano que vem, o Dream, o primeiro da sua classe, será inaugurado. Terá 130000 toneladas, com capacidade para 5013 pessoas a bordo.

Jaime ainda com a maquilhagem e as pestanas falsas do show.

Hoje é o aniversário da Jaime. Temos almoçarada para festejar em Cozumel. E, no dia seguinte em Calica, temos um dia de loucura num parque aquático em Cancun. Vamos alugar uma carrinha e vai o maralhal todo curtir o dia.

A festa continua na recta final antes de ir embora! Nunca pensei que fosse ficar triste por deixar o Holiday…

M/S Holiday ao largo da ilha de Cozumel . Foi vendido no cruzeiro passado... vai passar para a Ibero Cruises, uma empresa espanhola subsidiária da Carnival Corporation.

O momento humorístico da semana é, mais uma vez, da autoria do Nuno Markl. O Livro dos Porquês está no número 1 das minhas preferências. Com frases como “por que aparece a Nossa Senhora em locais inesperados? Porque pode”, ganhou um lugar especial no meu blog!


O Livro dos Porquês – “Por que é que na Idade Média os homens usavam todos collants?”

5 comentários:

Unknown disse...

Oi gajo,
a malta por cá já está à tua espera!
Ve se não te perdes por Paris!

Um abraço
Bishop

Anónimo disse...

Olá, Arita!
Agora já és um bacalhau voador... ganda maluco!
Espero que não tragas nenhuma iguana de estimação...talvez agarrada a uma pedra..
Beijocas da famelga
Até breve

SERGIO@CRUISES disse...

Caro Pascoal,

Sou grande admirador do seu blog, de verificar as suas aventuras pelas Caraíbas ainda para mais a bordo do belo Holiday, fico contente em saber que ainda existe portugueses a trabalhar a bordo dos grandes cruzeiros e nas grandes companhias. Sou um grande entusiastas de navios e faço coleção de postais de navios e maquetes de navios, entre muitas outras coisas, adoro navegar nesses belos navios, e tenho um blog dedicado ao navios Sergio@Cruises http://sergiocruises.blogspot.com adoro o mar. venho lhe pedir um grande favor se poderia conseguir comprar uma maquete do navio Holiday que vendem nas lojas e os postais do navio. A seguir envio por transferencia bancaria, ou correio registado o valor gasto? Um dia espero lhe encontrar a bordo dum navio, neste novembro vou no MSC Orquestra. Este é o meu email: sergiocruises@gmail.com e o meu endereço:
--SERGIO FERREIRA
--RUA EDMUNDO BETTENCOURT 22
--9020-215 FUNCHAL
--PORTUGAL
Envio os votos de regresso a Portugal. Saudações maritimas,
Sergio Ferreira

Unknown disse...

Companheiro, camarada, amigo, palhaço desta vida descontente que buscas fortuna por mares nunca dantes navegados, assim como eu... (só que aquilo que nos distingue é tu não saíres do golfo do México e eu não sair da planície alentejana. Se formos a ver é quase a mesma coisa, só que tu com mar e eu com terra!)
Pois bem! Deixemo-nos destas palermices e vamos lá a escrever coisas sérias:

1.º Ponto: Sou um grande "fão" do teu blog e acompanho com grande interesse todas as tuas aventuras e desventuras por esses lados do globo;

2.º Ponto: Não quero pedir-te para me trazeres alguma coisa, pois eu também já estive emigrado enquanto profissional do estudo (essa saudosa, desejada e já longínqua profissão de estudante) em Erasmus na Irlanda e sei bem o quão chato é corresponder positivamente a todos os pedidos que te são feitos, sobretudo quando se tratam de pedidos ridículos, que no meu caso foram: 3 gaitas de foles; 15 copos de pints; 92 garrafas de Jameson e uma barrica de 3500 litros de Guiness; entre outros...;

3.º Ponto: Quanto ao excesso de bagagem tens sempre uma opção que é - ARRISCAR a passar o check-in do aeroporto, pois tens fifty-fifty de hipóteses de pagar ou não pagar. Conselho de amigo que é um tanto ou quanto para o viajado: Faz todos os possíveis para ser o último a fazer o check-in, pois as hipóteses de não pagares o peso-extra são muito, mas mesmo muito maiores! Escreve quem já passou por isso e quem já foi aconselhado 1.000.000 de vezes por amigos muito mais viajados que este teu amigo que te escreve;

4.º e último Ponto: Este é um ponto que quase toda a gente (e não escrevo toda a gente sem excepção porque há pessoas sensíveis do outro lado do monitor a ler esta barbaridade de comentário) quer saber: FACTURASTE OU NÃO FACTURASTE??? É porque não há em sítio algum do teu blog em que tu digas: "Pronto, meus caros e estimados amigos, hoje foi a noite em que eu internacionalizei a minha genitália!" Espero que o tenhas conseguido e que tenha sido uma experiência enriquecedora tanto a nível pessoal, como a nível profissional, mas sobretudo a nível "linguístico"!

Por fim, e agora vem a parte mais séria deste comentário, quero-te desejar toda a sorte, saúde e fortuna onde queres que as vás buscar! É com muita pena que constato que os enfermeiros portugueses só são reconhecidos e valorizados no seu trabalho no estrangeiro, pessoas que trabalham em prol da saúde e do bem-estar da sociedade em que vivemos!

May the force be with you young nurse-sailor!

Um grande e forte abraço,

Hélio Branco


Post Scriptum: (fica sempre bem uma expressão em latim num comentário do Blogger, não fica?) Já agora aproveito para publicitar um espaço que não é só meu mas de todos aqueles que gostam de ler, ouvir e ver palermices tão grandes ou maiores que este comentário da autoria dum labrêgo não menos palerma! Para tal visitem:

Blog Tenho Dito!

Obrigado! Bem hajam!

Anónimo disse...

Bem pedir n custa...agora q tens uma guitarra electrica tão linda...será q um dia podias tocar ao vivo para uma educadora?...podia ser a minha prenda de anos e era uma forma de te redimires por n me teres enviado os parabens (fiz anos dia 5 de julho..)..lol..aqui fica o pedido..bjs xana