domingo, 9 de novembro de 2008

Por insistência do Templas…

Conquest
Crew Talent Show

Tanto pediu que me decidi a rever o vídeo. Duas ou três semanas depois já não me soa tão mal como na altura. Esta coisa de subir ao palco e querer fazer duas coisas sozinho tem muito que se lhe diga. Se cantar ou tocar sozinho seria fácil, fazer ambas as coisas é um bocadinho mais complicado. E os nervos não ajudam. O ensaio correu espectacularmente bem, não mandei um único prego e estavamos a ajustar a equalização e níveis de volume ao mesmo tempo. Chega a hora de actuar perante uma plateia de três dígitos e sente-se, de vez em quando, uma espécie de murro no peito. É uma sensação engraçada, mas é também tramada. Em palco o pensamento tende a voar para outros lugares, perde-se a concentração… e esquecem-se as letras, trocam-se os dedos e treme-nos a voz. Ainda assim podia ter sido pior.

O tamanho da sala inspira respeito... isto é quase como tocar no Coliseu!

Realço entrar desafinado e inseguro nos primeiros versos, esquecer-me da letra e cantar “na-na-na-na-na-naaaan” e o prego que mais me dói no coração: a meio do solo. Nem vale a pena falar nos tempos, porque sem uma banda por trás e a pensar em coisas estúpidas enquanto canto e toco é impossível manter-me num tempo certo… os nervos levam-me a acelerar ---isto é coisa que os Alfacinhas sabem muito bem!---

Percebi que o amplificador tem um som excelente mas que perco “sustain” se o ligo directamente à mesa de mistura, como fiz. Isto porque na música original o Kirk usa um “e-bow” para manter a nota por tempo indeterminado e eu nos ensaios conseguia fazê-lo com o volume bem alto e um feedback controlado. Ligado directamente à mesa de mistura perdi a saída de som no amplificador e lá se foi o feedback que eu precisava. E lamento a inexistência de um pedal para mudar os canais do amplificador… é a desvantagem dum aparelho portátil para treino e uso caseiro. Ainda assim gostei… aprendi que devo ter sempre uma cena ensaiada porque nunca sei quando vou ter um espectáculo daí a dois dias! E pensar que foi no dia da actuação que me decidi a tocar esta música em vez do Unwell dos Matchbox 20. O Unwell ia fazer-me brilhar (uma luz fraquinha, claro) na parte vocal, mas instrumentalmente era fraquinho. No Nothing Else Matters podia fazer um brilharete com o solo e tal. Não correu como esperava mas agora não acho mau de todo. Era suposto divertir-me e divertir os outros. Objectivo cumprido! Preciso fazer isto mais vezes para me habituar ao palco e aprender a manter a concentração.

Esta é a vista que temos de cima do palco. Com as cadeiras cheias é de deixar-nos os nervos em franja!

Entretanto o mau tempo em Cayman era devido ao furacão que se aproximava. Passou por lá ontem e, segundo ouvi dizer, não foi mau de todo. Já Cuba não pode dizer o mesmo, porque vi nas notícias que ia atingir a costa deles como Categoria 4 e isso é estupidamente brutal. Aqueles gajos não têm sorte nenhuma, coitados!

Deixo mais um vídeo. Um que já fiz há uns dias quando estava “abandonado” em Cayman com um miserável mau tempo, prenúncio do furacão que se aproximava.

A música que se ouvia no fundo era da melhor rádio do mundo: CayRock! Uma rádio local em Grand Cayman. Um verdadeiro hino ao Rock! Podem ouvi-la na internet se clicarem neste link e usá-la como banda sonora de fundo para os meus posts daqui em diante!

CayRock

A melhor rádio do Mundo!

 

6 comentários:

Unknown disse...

Pascoal, YOU ARE THE MAN!!!
Deu para perceber, que mesmo com falhas (eu diria, um toque pessoal...lol), conquistaste muitos fans!!!
Continua sempre em grande!!

Abraço
Bishop

Anónimo disse...

Estou abismada. Levas jeitinho prá coisa. Muito bom mesmo. Não te conhecia esses encantos. Umbeijocomsaudade.

Anónimo disse...

Pensei que tivesses direito a uma produção de estrela! Dadas as condições de palco, estiveste muito bem...no entanto, o prego...
E achei piada à indecisão entre um registo mais agudo, ou um mais grave! Mas o prego, pá...

Anónimo disse...

mano gostei muito do teu concerto dos"metalica"se eu la estivesse mandava-te com uns ovos e tomates, depois ficarias lindo!!
nao percebi nada do ke cantavas mas tocavas buéda bem continua assim para te poder ver na MTV.

beijocas do teu mano Mário;-)

Anónimo disse...

Boa chaval, faltavam umas segundas vozes à alfacinhas. Continua a ensaiar cabrón!!!

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!