sexta-feira, 26 de setembro de 2008

De Miami a Houston a Montego Bay

Baixa de Miami

Ufa! Que viagem! A última vez que escrevi já foi há uns dias valentes. Hoje finalmente tive tempo e paciência para me sentar a escrever as tropelias da última semana. No final do último contrato incluí como fundo musical de cada post algumas das músicas que andava a ouvir nessa semana. Decidi mudar. Deixo-vos uma das músicas que estou a ouvir enquanto escrevo o post. Não faço introduções, deixo apenas o som e quem quiser clica play para ouvir.

Há uma semana atrás quando escrevi pela última vez estava em Miami e ia dar uma volta pela baixa. Assim o fiz. Apanhei um táxi, fui à baixa, passeei por lá e… foi uma desilusão. Aquilo era uma espécie de Martim Moniz mas em vez de indianos eram hispânicos a tentar “endrominar-nos” nas suas lojas de produtos electrónicos de qualidade duvidosa. Andei por lá às voltas, cada um a tentar vender-me os seus negócios da China. Andei até chegar à marina de Downtown Miami. Haviam muitos bares e restaurantes fixes à beira-mar, mas encontrei o meu lugar de eleição: o Hard Rock Café! Entrei e bebi um licor marado com Red Bull enquanto apreciei o som e a decoração.

Hard Rock Café - MiamiA guitarra do Rudy Sarzo dos Whitesnake. Esta é para ti, mãe!

O culto do Rock!!!

Sendo que o hotel era perto do aeroporto e que este era LOOOONGE do centro de Miami os transportes eram escassos e quase impossíveis. Para alguém em contenção de custos, o táxi deixou de ser opção voltar à aborrecida baixa de Miami. E duas horas de autocarro também não era algo que me apetecesse. Dizem que aquilo é muito animado à noite… mas de dia foi uma desilusão e não valia o esforço. Talvez goste mais quando lá estiver todas as semanas com o Destiny. Para já, e até prova em contrário, fica na minha lista de lugares chatos! Vegetei no hotel nos dias seguintes, a aproveitar o luxo da internet à borla e dos melhores canais de televisão de sempre: Comedy Central e Sci-Fi.

A tasca onde almocei na baixa de Miami... chamava-se Restaurante Brasileiro, apesar de todos os funcionários serem hispânicos e não haver um único gajo do Brasil!

Tirei a barriga de misérias de Jon Stewart, Colbert Report, Southpark, standup comedy e de Stargate! De manhã almoçava num bar/restaurante muito fixe pertinho do hotel. Contei mais de QUARENTA ecrãns LCD espalhados pelo restaurante. Para onde quer que olhassemos tínhamos pelo menos uns cinco ecrãns com coisas para ver. Era o sítio ideal para ir beber uns copos e comer com os amigos e ver um jogo de futebol… ou basebol… ou basket… ou golfe… vejam lá que enquanto almocei na quinta-feira estavam uns macacos de verde e branco a jogar com o Barcelona! Só quando vi escrito “TMN” na camisola é que percebi que eram os lagartões da 2ª Circular. Um gajo já nem pode almoçar em paz do outro lado do mundo que não se livra de levar com aquela cromalhada de risco ao meio! À noite jantei sempre no hotel, já que o bar estava a abarrotar e tinha de esperar uma meia-hora para conseguir sentar-me ao balcão.

Fiquei em Miami de quarta-feira a domingo. Tive o cuidado de virar-me frequência na cama para evitar úlceras de pressão, já que passava o dia inteiro na ronha sem mexer uma palha: deitado a ver televisão e na internet ou então a ver televisão deitado e na internet. Só saí para comer! Depois destas revigorantes férias remuneradas voei para Houston.

Houston, we have a problem! - Aeroporto de Houston

O aeroporto George Bush em Houston fica a mais de uma hora de carro do novo terminal de cruzeiros. Galveston, o porto-base do Conquest, foi completamente destruído pelo furacão Ike. A ilha quase desapareceu e foi necessário mudar tudo… assim sendo o terminal de cruzeiros de Houston, que só deveria estar pronto daqui a um ano, recebeu o gigante Conquest. No caminho para lá vi muita da destruição deixada pelo Ike. É assustador ver prédios em que parte da fachada desapareceu. Os ventos eram tão fortes que destruíram tudo à sua passagem. Conseguem imaginar os estragos que o “telheiro” duma estação de serviço faz a voar quase a 180mk/h e a varrer tudo pelo caminho? Tenho pena desta gente. Talvez agora comecem a pensar em aderir ao Protocolo de Kyoto para reduzir as emissões de dióxido de carbono, o aquecimento global e as alterações climatéricas. Talvez agora percebam que o seu “carrinho” com motor V8 de 4 litros de cilindrada e 400 cavalos de potência seja um atentado. Quando disse ao taxista que conduzo um carro 1.2 com 80cv ele perguntou-me se era um carro ou uma bicicleta! É esta a mentalidade…

Conquest ao longe. Foto tirada ainda no táxi em andamento. Chegada ao terminal de cruzeiros de Houston.

Quando vi o navio ao longe, ainda no táxi, o choque foi três vezes maior do que aquele que tive em Janeiro quando vi o pequerrucho Holiday pela primeira vez. O Conquest é GIGANTE e LINDO DE MORRER! Tive uma certa dificuldade em fechar a boca, tal o meu espanto quando fiquei frente-a-frente com o bicho.

 A minha primeira foto com o Conquest... o mestre do auto-retrato volta a atacar! Reparem no pormenor da árvore caída no canto inferior esquerdo da imagem.Vejam bem o tamanhinho do carro lá ao lado!

Chegado bordo passei pelos procedimentos do costume: inspecção da bagagem, entrega do passaporte, receber a chave do quarto, esperar que alguém da enfermaria venha buscar-me… é uma espécie de ritual. Vou saltar esta parte porque estava exausto, com fome, rabugento, deprimido, irritado, confuso e a precisar de muito mimo. A memória dessa manhã está demasiado distorcida e retorcida para ser aqui mencionada… não vale a pena falar desse momento!

O pessoal da enfermaria é fixe. Dois médicos e quatro enfermeiros. Eu sou um, as outras três são todas sul-africanas, bem como um dos médicos. O outro é grego e é um bacano do caraças. A enfermaria é enorme! Montes de salas, montes de equipamento, processador de raios X digital, três desfibrilhadores Lifepak 12, camas e salas com fartura e mil e uma coisas para explorar! Adeus Holiday, olá Conquest! Isto é que é!

Na recepção vespertina onde nos mostram os vídeos sobre segurança a bordo e nos apresentam as características básicas do navio a formadora viu o meu nome e disse-me, de sorriso rasgado “aaah, és o Bruno! Deixa-me dizer-te que as coisas que fizeste no teu último navio… não toleramos essas merdas aqui” e ficou com uma cara que até meteu medo. Fiquei um bocado atrapalhado e perguntei, qual miúdo assustado quando a professora lhe ralha “quais coisas?”. Aí ela começou a rir e disse “sabes o Matt… ele mandou-me fazer-te isso quando te encontrasse”. Era uma partida do Matt, o guitarrista com quem passei uns quantos meses no Holiday. Cão desgraçado fez-me ver a vida a andar para trás logo no primeiro dia! Ainda por cima nem fazia idéia de que coisas estava ela a falar, mas como não tenho a consciência tranquila até podia ter alguma verdade lá pelo meio…     ; )

Na minha segunda noite fui dar uma volta sozinho. Uniforme formal (aquele azul do Barco do Amor) e máquina fotográfica em punho. Mapa do navio no bolso e muita tentativa-erro para chegar onde queria. Isto é um mundo! ---Lara, tens de vir cá no dia 8! Aluga o carro em Ocho Rios, dá um passeio até Montego Bay (dizem-me aqui que são duas horas de viagem) e vem cá ver isto. Vou agora mesmo pedir autorização para tu e a Paula virem a bordo. Manda-me os vossos nomes completos e números de passaporte o mais rápido possível!---

A sala de espectáculos vista do último balcão

Nem queria acreditar na zona das piscinas e de jogos nos decks superiores. Sabia que havia uma piscina coberta… mas afinal de contas é uma piscina com tecto retráctil! Abrem e fecham o tecto, como se fosse um estádio. Fascinante! Tudo é grande e lindo, como podem ver pelas fotos. (não se esqueçam de deixar o cursor sobre as fotos para verem a legenda… não funciona para quem usa o Firefox; e podem clicar para verem a foto maior numa nova janela; especial destaque para a foto panorâmica no final do post!)

Zona da piscina central. Podem ver o tamanho do escorrega.

Vista do alto do escorrega

Hoje era suposto trabalhar das 7h30 às 16h mas tive quatro horas de formação a partir do meio-dia. Terminadas as palestras fui, de farda branca, todo cagão e de câmara na mão, tirar mais fotos do navio e da paisagem. Estavamos em Montego Bay, Jamaica. Infelizmente já era tarde para saír do navio. Para a semana logo me aventuro nas ruas da Jamaica!

Agora é hora de dormir uma sesta para ficar de chamada a partir das 20h. Hoje há jantar de gala para o departamento e amigos, é a despedida de uma das minhas colegas que vai embora no Domingo. Certamente só poderei fazer o upload deste post na sexta-feira em Cozumel, quando finalmente voltar ao bar do Chad, o meu favorito Wet Wendy’s! Mas se estão a ler isto é porque já consegui acesso decente à internet!


Bem-vindos a Montego Bay!

5 comentários:

Memorias de um Átomo disse...

A noite promete :) e as fotos das gaijas onde andam?
Abraço,
Joel

Anónimo disse...

ola sr enf :) devo dizer-lhe que as belas legendas ja se conseguem ver no firefox!
Beijinho

barconauta_ disse...

Pascoal mais fotos do carnival Conqueste em especial interiores, ponte de comando, quando lá for, casa das máquinas =) lol E Quando houver tempo um post para o Sergio@Cruises o blog dos malucos por navios. Bom trabalho no Conquest e é aproveitar, amigas sul africanas, acho que não és esquisito ah ah

JoaoLynch disse...

Só para informar que os Lagartões sairam aviados da Luz com 2 carimbos vermelhos :D

Anónimo disse...

Boas Nurse, de volta ao trabalho, grande barco, vais ter muitos pacientes, aproveita bem os momentos livres. lol. Aguardo a tua actuação nessa bela sala de espectáculos.
Como a xana disse já se vê as legendas no firefox, cool.

Abraço,
NAVE