terça-feira, 16 de setembro de 2008

O furacão

Segui atentamente as notícias do Furacão Ike (leia-se “aique”). Cheguei a fazer piadinhas e trocadilhos do tipo “aique me vou lixar”. Enviei e-mails aos meus “patrões” a perguntar se iria mesmo voar para Houston visto aterrar lá poucas horas antes do furacão, já de categoria dois, atingir Galveston, na costa do Texas. É em Galveston que “mora” o meu navio. Mas todos os planos se mantiveram até ao último minuto.

Foi já no aeroporto de Lisboa, a fazer o check-in, que me informaram que a British Airways teria cancelado todos os vôos para Houston pelo menos por cinco dias.

Regressei a casa – e que bom regresso que foi    ; )  - e reportei aos patrões de Miami. Fiquei retido por cá durante mais uma semana. Estou em casa, estou bem. Mas e os meus colegas do Conquest? Esses ficaram uma noite em Cozumel e acabaram sendo desviados para New Orleans onde continuam ainda hoje. Galveston, Houston e muitas outras zonas do Texas foram completamente devastadas pela fúria do Ike. Nunca pensei que pudesse ser tão violento… e pensar que eu poderia ter estado lá, em terra, à espera para embarcar no Conquest. O cenário é de catástrofe. Não apenas as casas e estradas destruídas, mas a falta de electricidade, água potável, comida, gasolina… sobreviver ao pós-tempestade é uma missão mais difícil do que sobreviver à tempestade em si. Sem electricidade não há frigoríficos. Sem frigoríficos não há comida. As reservas de água ou estão contaminadas por detritos da tempestade ou estão a esgotar-se. As estradas estão cortadas, passíveis de colapsarem depois das suas fundações terem sido varridas pelas águas.

É impossível que o meu navio regresse a Galveston nos próximos tempos. Vou embarcar esta semana, mas certamente o Conquest adoptará um outro porto para morar.

1 comentário:

Unknown disse...

Bem os teus inícios de férias (ups, desculpa... de trabalho) são sempre muito atribulados! Da última vez ficaste de quarentena pela diarreia... desta vez "ike" te ias borrando mas era de medo se estivesses lá!!

um abraço
Bishop