terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Um aniversário especial!

Inesquecível!

Olá outra vez, meus amiguinhos! Muita coisa se tem passado nos últimos dias. Voltámos a atracar em Mobile, o nosso porto seguro, e estive de folga nesse dia. Fui passear e às compras com a minha chefinha Rika. Bebemos um mega café no Starbucks (que ainda vai acabar por ser o negócio que abro em Portugal), parámos em milhentas lojas de roupa para criança (ela tem uma neta com um ano e pouco) e tentei comprar um cartão de telemóvel americano, para poder ligar para alguém sem gastar uma fortuna tão imensa. Pelos vistos era o meu antigo telemóvel Nokia que não funcionava nas redes GSM americanas, pelo que me vi "obrigado" a comprar um Nokia 5300. Fica desbloqueado para qualquer rede ao fim de 3 meses e trazia um cartão de 1GB. Muito fixe!!! Software super avançado quando comparado com o modelo português... e assim sempre consigo dar mais em cima da minha amiga paramédica! Foi uma espécie de dois em um. Posso confessar que comprei uns DVDs muito fixes que não consigo encontrar em Portugal, como é o caso da edição especial do Tourgasm do Dane Cook (com o Vicious Circle e Tourgasm e um gorro e sei lá mais o quê) e a trilogia das Crónicas de Ridick e ainda o filme animado dos Ultimate Avengers da Marvel. ---roi-te de inveja, Bruno!!!---

A Best Buy é uma perdição para os amantes de tecnologias! Quais Worten on Fnac... esta loja é BRUTAL!!! Fotografei uma coisa para uma pessoa ---espero que gostes, Lúcia!---

O Elmo e o seu carro para sentares e meteres moedinha!

Aqui fica a mascote da tua tuna, Lúcia!

 

Aproveitei para fotografar um sanita americana, para verem como é estranha. Um gajo larga os despojos do dia anterior dentro do que parece ser uma grande tijela de sopa! As sanitas não são como as nossas, com um pouquinho de água no fundo...

Nunca os salpicos no cú foram tão frequentes!

 

Tenho tido muito trabalhinho, ao contrário do que alguns pensavam! ---achavas que ia ficar de papo para o ar na piscina a beber cocktails o dia inteiro, não era Marisa?---

04022008421 04022008408

Desde aprender todas as milhentas burocracias e programas informáticos da enfermaria, a conhecer o navio, exercícios e simulações, vídeos e formações da Carnival e trinta por uma linha. Para desilusão dos gajos que lêem este blog, não consegui ainda ter uma vida social a bordo ou sequer aproximar-me das tão afamadas e boazonas vizinhas dançarinas. E infelizmente o elenco vai mudar e elas vão embora no final deste cruzeiro. O novo "cast" já está a ensaiar e começam os espectáculos deles no próximo cruzeiro. A "Tits" fica porque é a "Captain of Dance" e é quem cria as coreografias e ensaia todas as outras. Mas com essa nunca falei muito a não ser naquele dia que mencionei num post mais atrás. Posso quebrar já aqui o misticismo que criei nas vossas cabecinhas carregadas de testosterona: é feia, está sempre de trombas e a única coisa que tem de jeito é o gigante par de mamas. Para alguns de vocês chega, eu sei! Mas sempre gostei muito mais da Kerry e do quão sorridente sempre foi para mim desde o primeiro dia. Tenho pena que vá embora... a ver se fico com um contacto dela. Quem sabe se não volto a encontrá-la num outro navio quando deixar o Holiday e regressar das minhas férias ou se por acaso for à Inglaterra.

Nesse dia de compras e passeios em Mobile, chegámos ao navio já depois de ter fechado a messe do "staff" onde comemos diariamente. Posso ir à messe dos oficiais e à dos tripulantes. Mas prefiro a do staff do entretenimento. É uma mistura de sefl-service com restaurante. O pessoal é fixe, tenho sempre companhia para comer, sejam músicos, "pursers" (uma espécie de relações públicas que tratam de tudo relacionado com os passageiros (aqui chamados "guests")  ou mesmo formadoras do CTC (crew training center). Mas nesse dia a Rika e eu chegámos tarde demais para ir à messe. Fomos almoçar ao Lido Deck, piso 10 junto à piscina, no meio de todos os "guests". Foi a minha segunda ida junto da piscina (a primeira foi numa chamada de emergência de um dos passageiros que acabou por ser desembarcado). Mas desta vez fui fardadinho de oficial e não de jeans e sweat-shirt da GAP. Fui cumprimentado por toda a gente e quase escorreguei na minha baba de tão vaidoso e orgulhoso que estava! Finalmente faço parte do elenco d'O Barco do Amor!!! Comi a bela da pizza e descemos para a enfermaria para trabalhar.

Parece que ainda estamos proibidos de ir para as áreas de convidados... ops! Vá lá, estava com a minha chefe quando fomos ao Lido Deck e não houve problema nenhum. Mas é pena porque eles estavam a planear um jantar de aniversário para mim e assim posso não tê-lo no dia 4. E não vou poder assistir ao último espectáculo de dança deste elenco que vai embora esta semana.

Tive formação ontem e hoje. Fiquei a saber que a Carnival é uma corporação e que é dona de algumas das mais conceituadas empresas de cruzeiros, como é o caso da Princess Cruises, Seabourne e outras, totalizando mais de 80 navios pelo mundo inteiro. Não fazia puto de idéia que eles (hmmm... nós!) eram(os) tão importantes neste ramo! Parece que a minha companhia (só Carnival, sem contar com as subsidiárias) transporta cerca de 3.3 milhões de passageiros anualmente! Hoje tive formação sobre segurança e quinhentas mil coisas, com o Comandante, o oficial de segurança, o chefe de segurança, oficial de política ambiental e as formadoras do CTC. Tive formação sobre tudo, desde procedimentos correctos para erguer pesos a actuação em caso de ameaça de bomba e evacuação do navio.

Se for trabalho digam que estou na aula de ginástica!

Conheci um guitarrista de Chicago que entrou no navio neste último cruzeiro e já convivo com malta dos diferentes departamentos.

Toda a gente é impecável aqui! Todos recebemos uma lavagem cerebral à la Gestapo para que haja sempre um sorriso para quem quer que seja que se cruze connosco. E acreditem que se torna natural e muito agradável ter sempre um sorriso quando nos cruzamos com um colega. E não é só o sorriso... é o cumprimento e a total disponibilidade que todos parecem ter. Sabe bem pertencer a esta equipa e saber que todos dependemos um do outro para que tudo funcione. Estamos fechados numa cidade flutuante e todos somos fundamentais para que as coisas aconteçam.

Ontem durante a formação recebi no rádio a mensagem "all medical team, we have a brightstar in the main laundry, deck three Aft". A minha primeira emergência médica (nome de código Brightstar)! Saí do CTC a correr, desci as escadas para o deck 3 e dirigi-me para a NOSSA lavandaria, que é na frente do navio. Imediatamente pensei "deck three aft"... e parei. Aft é a traseira do navio. Forward é a frente. A emergência não era na nossa lavandaria! Cheguei ainda antes da Sierra Team (nome de código para Stretcher Team) e lá estava o médico, a minha chefe, a Anna e o chefe da segurança. E aos pés deles estava um daqueles "simpáticos" manequins de 80 Kg. Era um exercício! O oficial de segurança faz estas "brincadeiras" de vez em quando. Pega num manequim daqueles, larga-o nos sítios mais impensáveis e activa as equipas responsáveis. Na enfermaria alguém recebeu uma chamada na linha de emergência e apenas diziam "there's a brighstar in my laundry". E foi quando a Anna deu o alerta à equipa médica pelo rádio. A Sierra Team, que é composta por tripulantes de vários departamentos que são destacados para isto, chegou com o material de transporte, treinaram os rolamentos e passagem para a maca e acartaram o "doente" para a porta da enfermaria. E aí aproveitei para lhes ensinar como meter doentes com suspeita de trauma vertebro-medular sobre um plano duro (spinal board, como lhe chamam aqui) nas mais diversas situações, incluindo vítimas em decúbito ventral. Nestes poucos minutos senti-me tudo menos um recém-chegado! Um dos seguranças tirou fotos e vou tentar arranjá-las para meter aqui.

 

Hoje fiquei fascinado com a apresentação que o "Environmental Officer" nos deu acerca do navio. Aqui dentro, e estou a falar dum navio com 23 anos, existe TUDO, desde central de separação de resíduos sólidos, a estação de tratamento de águas residuais, geradores eléctricos estação de processamento e dessalinização de água, etc.. É simplesmente fabuloso o facto de isto ser realmente uma cidade flutuante!

Num "coffee break" fui até ao crew deck e pude ver o porto de Progreso onde estavamos atracados hoje. Sei que têm aquelas espectaculares ruínas Maias, mas o porto está longe de tudo. Quase não via terra sequer. Para além dos cais de embarque e dos contentores de transporte de materiais nos outros cais circundantes, só via as águas verdes do Mar das Caraíbas e o azul do céu para onde quer que olhasse. Será que alguma vez vou habituar-me a ver isto todos os dias? Creio que não...

Almocei com uma cambada de músicos e caguei-me a rir com as histórias de um deles que já trabalhou em montes de sítios e até para a Princess Cruises. Num dos episódios ele estava a tocar e foi interrompido por um convidado que lhe mostrou um folheto e disse "hey, this here says «you'll foxtrot until you drop» and I've been here for 20 minutes and you haven't played a single one". Ele olhou para o folheto e respondeu "I'm sorry, sir, it's a misprint; it should say «you'll drop while waiting for a foxtrot»"! Diz que a Princess Cruises é tão inflexível que os músicos têm de andar vestidos de branco e nem permitem guitarras. E se algum convidado lhes pedir para tocar uma música que não está no repertório, eles perdem a folga se necessário para ensaiarem a música e poderem tocar para quem a pediu. Obviamente ele e a banda foram despedidos da Princess depois desta hilariante resposta.

Éramos uma mesa de seis e eu era o único "não músico" (a tuna não conta!). Um pianista, um guitarrista e uma cantora americanos, um baterista inglês e um percussionista de Trinidad e Tobago com camisola da seleção nacional a dizer "nós estivemos no Mundial da Alemanha" e rastas a condizer!

Da parte da tarde houve muito trabalho na enfermaria. Todos a rever os kits de primeiros socorros, as malas de emergência, gavetas, armários, datas de validade de drogas e soros....... aquelas coisas bonitas que ninguém gosta mas que no fundo nos dão a percepção do que temos e que nos no transmite alguma calma numa situação complicada. Posso dizer-vos que a maior parte das vezes pareço um burro a olhar para um palácio. Estes americanos usam equipamentos e materiais que nem sabia que existiam! Algum de vocês já viu "canetas" para auto-administração de epinefrina (que chamamos "adrenalina" em Portugal)? São muito semelhantes às canetas de insulina que os diabéticos usam. Mas contêm adrenalina para uso rápido em situações reacção anafilática. Até têm instruções no rótulo: "retirar a tampa, retirar a protecção, encostar com força na coxa e pressionar o botão durante dez segundos até ouvir o click e de seguida ir chamar ajuda". Espectacular!

Os sistemas de soros são diferentes, não se usam torneiras de três vias e o sistema mantém-se sempre fechado sem portas de entrada. TUDO é diferente e, de certa forma, mais moderno, prático e certamente mais caro. Ora esteja a olhar para uma bailarina que conversa comigo em soutien ora esteja a rever um saco de emergência, estou sempre de boca aberta! É um mundo novo a cada passo que dou.

 

Saímos tarde da enfermaria e tínhamos meia-hora para nos aperaltarmos e corrermos para a sala de jantar onde tínhamos mesa reservada. Continuamos proibidos de ir para as áreas públicas, mas o "hotel director" deu-nos especial permissão por ser o meu aniversário. Este senhor responde directamente ao comandante e manda em quase TUDO a bordo! Os únicos departamentos em quem não manda são os departamentos médico e de engenharia (do motor do navio). É um francês que viveu uns 40 anos na Austrália e que é um bacano! Sempre que me vê diz num sotaque super engraçado "eeehh, porrrtuguêch, que raioch ta foda"! Farto-me de rir com ele. É super porreiro! Era ele que ia à enfermaria ter connosco às 11 da noite quando houve o surto viral e que mandava vir comida para nós. Só percebíamos que tinha sido ele porque quando perguntavamos não tinha sido nenhum de nós a pedir. Justifica-se dizendo que "é o meu dever que tudo corra bem nos meus departamentos, e se vocês não estiverem bem os meus departamentos também não vão estar". Realmente, aquele sentimento de que todo e qualquer elemento da equipa é importante para o bem-estar do "todo" está presente em tudo ao nosso redor. E isso transmite-nos bem-estar e motivação! Sabe bem estar aqui e trabalhar com estas pessoas!

Eu e a minha chefinha! O Sachi e a Anna!

Todos chiquérrimos, eles com farda de gala e eu de fato (ainda não tenho o uniforme de gala, vou amanhã tirar as medidas) seguimos para a nossa sala. Mais uma vez estava a escorrer baba de tão orgulhoso em pertencer a esta equipa!

Os "waiters", sempre super sorridentes e atenciosos, levaram-nos até à nossa mesa e trataram-nos como reis!

Um Merlot, colheita de 2003! Que pomada! Hmmm... marisco!

Comida do melhor, vinho tinto do bom, lagosta, cocktail de camarão, tiramisú, boa conversa e a inseparável companhia dos rádios e dos bips, bem como do trolley com a mala de emergência!

A triste vida da equipa médica que não tem direito a dois minutos de sossego...

Tive direito a brinde, bolo de aniversário e a um bando de filipinos a cantar-me os parabéns! INESQUECÍVEL! Obrigado à minha equipa e a todos os que me serviram esta noite. Especialmente ao Albert, o chefe de sala que, apesar de ser também um funcionário como eu, me tratou como um lorde! Nunca vou esquecer-me desta noite!

Aproveito para agradecer também à Lúcia, Leila, Xana (a menina dos tótós), Claudine, à minha mãezinha, ao Michel, Carla e Mariana, as minhas manas Inês e Sara, excelentíssimo senhor doutor Pedro, ao meu discípulo e amigo Nuno Sousa, Bispo e Soraia, Sandrinha, NAVE, Respeta, Luna, Martinha (a Inocente) por se terem lembrado do meu aniversário. Mesmo áqueles que  me deram os parabéns quando já passava da meia-noite em Portugal e ainda nem eram 19h aqui no México e ainda estava no dia 3! Obrigado ao JP, Fechas, à Magda, Fagulha, Xana (a minha educadora!), à Gi, Claudinha e Carlinha Pen, Lara, Betinha, Marisa (a "dealer" da Herbalife), Excelentíssimo Meretíssimo Código Postal, Glorioso, e restantes amigos dos jogos online e do http://ptjogos.org (continuo sem conseguir aceder) que têm seguido as minhas trapalhadas e que me têm dado apoio e palavras de incentivo seja via blog, mail ou messenger.

E acima de tudo obrigado ao Sachi, Rika e à Anna pelo espectacular jantar que me deram nesta noite tão especial, bem como a toda a equipa do Seven Seas que me serviu e me cantou os parabéns e me fez sorrir como uma criança envergonhada!

Daqui a quatro semanas o Sachi vai deixar o navio e vai para casa para a India de férias. Tenho imensa pena de ver a equipa separar-se, mas é algo a que vou ter de habituar-me... a Anna vai em Maio, eu vou em Julho e a Rika em Setembro. E outros virão ocupar os nossos lugares. Certamente vou conhecer dezenas de pessoas ao longo da minha carreira por estes lados, mas nunca esquecerei a minha primeira equipa e de como nos tornámos unidos e atravessámos uma das maiores crises médicas da história da corporação.

A todos, o meu sincero agradecimento! É meia-noite e meia aqui no México e estou a navegar a caminho de Cozumel. Amanhã trabalho entre as 8h e as 11h e depois vou aproveitar o resto do dia fora do navio debaixo do quente e abrasador sol mexicano!

Beijinhos e abraços à família e amigos aí desse lado! E não se esqueçam que quase todas as fotos têm legenda se deixarem o cursor sobre elas!

Sou um cidadão do Mundo!P.S.: anseio por novidades da Irmandade... o Templas não me disse NADINHA desde que vim embora! Desnaturados....   :(

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande Pascoal, muitos parabes. Feliz aniversário.
A questão que quero deixar é: quando tiveres uma vida "social" muito "preenchida" as postas vão continuar igualmente detalhadas?

Lady Lucy disse...

Hello!
Obrigada pela foto e por te lembrares aqui da je!
Continua a escrever estas crónicas por muito tempo! São bem melhores que o Anjo Selvagem ou a Floribela. ;)
Beijocas

Anónimo disse...

Ganda maluco, mantém essa loucura saudável que vais ver que o tempo passa a correr.
Conselho do maluco do teu padrasto Michel
E parabéns pelo teu ambiente de trabalho pois ai está a prova que as rivalidades não levam a lado nenhum e que todos temos o nosso lugar, pena que exista gente que não pense assim.
Um beijo

Glorioso disse...

Nurse, como mais vale tarde que nunca... PARABÉNS!!!

Unknown disse...

Grandes vidas,muitos parabens atrasados,mas vão sempre a tempo.
A reanimacao está muito calma...ahahahahah.
Por momentos pensei que trabalhavas de fatinho e gravata!!!!!!!!!!
Grande jantar !!!

Anónimo disse...

Parabéns Nurse, farto-me de rir de certas situações que escreves no blog.

Esse vinho tinto é dos bons, já andei por Napa Valley a visitar várias quintas e a experimentar os vinhos da califórnia (ainda tenho ali um ou dois na garrafeira), inclusive do realizador Francis Ford Coppola que tem uma bela quinta com um pequeno museu com objectos de alguns filme, como por exemplo, o carro Truker do filme "Tucker: The Man and His Dream".

Estou a ver que os enjoes inicias já passaram e te estás a tornar um verdadeiro lobo do mar.

Abração

Anónimo disse...

Não sei pq me agradeces, se eu até me esqueço do teu aniversário. Sorry mate. Esta cena do estudo entranha-se de tal forma que até pareço o Homem-Aranha com o fato negro, esqueço-m de tudo e torno-m maléfico.
Já vi q n deixas de te divertir à grande. Quero saber novidades da paramédica,aposto q vais ter um romance com ela.

Abraço JP

P.S. Para qd o blog da irmandade?!

Anónimo disse...

BTPascoal!!!
Hoje tivemos o 1º jantar oficial da irmandade sem o GURU. Claro que não foi a mesma coisa sem ti, mas teve tópicos essenciais: gajas, gajas, gajas, o JP e o estudo, gajas, comida até rebentar (mais picanha por favor), gajas, comida até rebentar (o lombinho também é bom), o JP e a vida em casal, gajas, comida até rebentar (e a maminha?!!? hummm), e ainda conhecemos a Ana e Madalena "do" Templas; como poderás depreender, sendo o JP e o Templas comprometidos, as gajas (salvo 2 que deixei para eles) estavam mais ligadas a mim; tento seguir os teus sábios ensinamentos, e prodigiosos feitos; mas sou um mero aprendiz; porém, no caminho certo ;))
Já fizeste referência a um possível 2º blogue; há 3 pessoas ansiosamente À espera!!
Continua continua continua.
Cá estamos para ti, e a desejar estar aí.
Grande abraço, deste amigo que é afilhado e que te adora! ;))